segunda-feira, novembro 27, 2006

SOBRE AS ÁGUAS

"Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar." (Mt 14:25 BRP)



Quando vejo uma pessoa como Jesus andando sobre as águas me pergunto o motivo, e este texto nos diz que era para encontrar-se com seus discípulos. Eu acho muito belo e gentil este gesto, este esforço, esta superação de dificuldades. Ainda que estejamos do outro lado do lago, ainda que haja um caminho a ser andado e nem haja terra firme para pisar, ainda que a distância a ser percorrida desanime, ainda que seja tarde da noite e haja neblina - ainda assim Jesus vem até nós.
A Bíblia diz que Ele nos escolheu primeiro. Ele veio lá do céu até aqui, fez toda viagem, arcou com todos os custos e veio até nós. Não desistiu, não deixou a missão sem ser terminada, não negligenciou o que tinha de ser feito, não permitiu que as dificuldades o fizessem desanimar, não deixou ninguém abandonado. Mesmo que para isso tivesse de quebrar paradigmas, por exemplo, andando sobre água (normalmente a gente pensa em andar na terra seca).

A gente desanima facilmente, ainda mais se um obstáculo se colocar diante de nós. É o famoso "mas" que tenta justificar o ato falho, a omissão, a indiferença. Há sempre uma desculpa. Ajudar pobres é responsabilidade do governo e não nossa, evangelizar é trabalho de missionário, orar é para quem tem este ministério, perdoar é para quem é santo... Tudo isso é verdade mas note que não tem nenhum "apenas" nas colocações. Eu também posso ajudar a suprir os pobres, ainda que a responsabilidade não seja prioritariamente minha. Posso fazer coisas sem ter um dom mais saliente. Tudo isso vai depender apenas de quanto eu esteja disposto a vencer obstáculos e dificuldades que surgirão diante de mim.

Se o mar não se abrir, precisamos ter coragem e desprendimento para caminhar sobre as águas...

"Senhor, eu quero estar centrado no Teu desejo e preciso que o Senhor me fortaleça para eu vencer minhas dificuldades."

Nenhum comentário: